Carrefour
Por – Eleni Lopes, diretora de redação de NEO MONDO
Desde 2013, o Carrefour conta com a Plataforma Valorização da Diversidade, que visa promover a inclusão e, como o nome diz, valorizar a diversidade junto a seus colaboradores, clientes e parceiros. Dentre as iniciativas, destacam-se palestras, fóruns e materiais para uso interno, como o Código de Ética e a cartilha “Valorizamos a Diversidade”, que dá nome à plataforma. Trata-se de um material de uso interno que tem o objetivo de orientar as lideranças da companhia a encontrar a melhor maneira de lidar com a diversidade no dia a dia.
Além disso, a rede conta com um Comitê de Valorização da Diversidade, que se reúne regularmente a fim de monitorar a demografia interna, acompanhar e aprimorar os resultados dessas ações e garantir que o tema diversidade seja transversal em toda a companhia. O Carrefour tem ainda grupos de afinidade que se encontram regularmente a fim de acompanhar e aprimorar os resultados de cada uma das iniciativas, dentre eles o Grupo de Afinidade LGBT e o Grupo de Afinidade Racial (GARU).
Externamente à companhia, o Instituto Carrefour promove ações, fóruns e iniciativas que valorizam a diversidade e a inclusão socioeconômica de grupos historicamente discriminados. A instituição fomenta o diálogo entre organizações de diferentes setores da sociedade, para o desenvolvimento de programas conjuntos de inclusão socioeconômica e ainda estabelece parcerias para o enfrentamento da discriminação, em especial nas comunidades em que o Carrefour está presente.