Foto – Deividi Correa
POR – BURSON COHNS & WOLFE / NEO MONDO
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem (17/05), marca reforça compromisso com a gestão de resíduos
Como parte da estratégia global para garantir que cada xícara gere impacto positivo para o meio ambiente e para sociedade, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à reciclagem de cápsulas de alumínio no Brasil. Cada país onde a Nespresso atua desenvolve uma solução de acordo com a infraestrutura local.
No Brasil, a marca iniciou a reciclagem em 2011, criando um sistema próprio de separação do alumínio e da borra de café. O Centro de Reciclagem Nespresso, na região metropolitana de São Paulo, é o grande foco do investimento e recebe atualmente 20% das cápsulas comercializados pela marca. A companhia também investe em delivery verde com entregas de bicicleta nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para clientes da linha doméstica. Nestas mesmas cidades, carros elétricos possibilitam aos clientes da linha Nespresso Professional reciclarem suas cápsulas.
Centro de reciclagem – Foto:Deividi Correa
Finalmente, dentro do investimento, estão previstas ações de engajamento com o consumidor com o objetivo de aumentar a taxa efetiva de reciclagem. “A sustentabilidade é uma responsabilidade encadeada e compartilhada. Estamos em uma jornada constante de melhoria de nossos processos para oferecer uma solução de reciclagem para todos nossos consumidores. Nossas ações focam em dar mais transparência ao nosso trabalho e à importância da destinação correta do alumínio, material infinitamente reciclável, e do pó de café, que se transforma em adubo”, comenta Claudia Leite, responsável pela área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil. Hoje, mais de 80% dos consumidores tem acesso à reciclagem, por meio de um dos mais de 90 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo Brasil.
Unindo esforços com outros parceiros estratégicos, a Nespresso pretende oferecer uma solução conveniente de reciclagem para 100% dos consumidores até 2020. “Para avançarmos na reciclagem de cápsulas de café, o engajamento do consumidor é fundamental. Ao escolher uma marca, além do atributo qualidade, é muito importante avaliar se o fabricante oferece alternativas para a reciclagem pós-consumo”, comenta André Vilhena, diretor executivo do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem).
Em abril deste ano, a Nespresso e a ABIC – Associação Brasileira das Indústrias de Café – convidaram empresas do setor de café para discutirem sobre possível solução conjunta para reciclagem de cápsulas de alumínio. “O setor tem uma oportunidade de pensar em caminhos conjuntos para a reciclagem. Queremos iniciar um diálogo para encontrar uma solução para a categoria”, completa Claudia.
Os interessados em conhecer o Centro de Reciclagem Nespresso, podem participar de visitas guiadas, se inscrevendo pelo site. Desde a abertura para visitação pública, o local já recebeu mais de mil visitantes. Quem não está em São Paulo, pode acessar o tour virtual.