ETA Meio Ambiente 

A água nossa de cada dia.

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

A água que consumimos diariamente seguiu um longo caminho até chegar às nossas torneiras.Confira esses passos.

Não resta dúvida que a água é um dos bens mais preciosos da humanidade, mas é exatamente quando nos falta na torneira, que percebemos sua importância e o quanto dependemos desse líquido. Mas até chegar aos nossos chuveiros, torneiras, mangueiras e descargas, esse líquido percorre um longo caminho. Toda água fornecida a população é tratada e potabilizada. Conforme a Sabesp, a captação pode ocorrer em rios, poços ou mananciais (represas).

O tratamento de água em todo o mundo segue um processo convencional, com pequenas alterações, que variam conforme a qualidade da água captada.

Basicamente, a água percorre o seguinte trajeto até chegar às casas:

1. A água é captada e bombeada para as estações de tratamento, conhecidas como ETAS.
2. Na estação de tratamento ela recebe a adição de cloro, para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais. (Pré-cloração)
3. Em seguida recebe cal ou soda, que permite o ajuste do PH, necessários as fases seguintes do tratamento. (Pré-alcalinização)
4. A água ganha agora o sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante. Nessa fase, passa por um processo de agitação violenta para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira. Isso auxiliará sua agregação. (Coagulação)
5. Passa então, por uma mistura lenta, que formará os flocos com as partículas. (Floculação)
6. A líquido segue para grandes tanques onde permanecerá para decantação dos flocos de sujeira. (Decantação)
7. De lá, a água segue para tanques que contêm leite de pedras, areia e carvão antracito, para retenção de alguma sujeira que tenha passado. (Filtração)
8. Novo processo para correção final do ph da água, evitando problemas de corrosão ou incrustação das tubulações. (Pós-alcalinização).
9. Novamente é adicionado cloro à água, antes de sua saída da ETA, garantindo assim um teor residual e a garantia de que a água irá chegar isenta de bacatérias e vírus.
10. Por fim, a nossa água de todo dia recebe flúor, que auxilia na prevenção de cáries.

Dessa forma, a água potável, clorada e fluoretada chega às nossas casas e muitas vezes, é desperdiçada com torneiras abertas, lavagem de calçadas, vazamentos e todo tipo de mau uso possível. Um bem tão precioso deveria receber um grau elevado de cuidado e tratamento também dentro de nossos lares. Pense nisso!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário