bebê Destaques Mudanças Climáticas Sustentabilidade 

A Amazônia está para Leilão

Por – Silvia Dias, direto de Bonn (Alemanha) para NEO MONDO

ALEMANHA

Um leiloeiro, compradores. Lances cantados. Essa poderia ser mais uma imagem de um leilão qualquer.  A diferença? O produto leiloado: 4.700.000 hectares de floresta. Seis nascentes. Presença de diversos povos indígenas. Uma parte da floresta amazônica no palanque de ofertas, desnuda, enquanto os compradores lhe impõem preços, ínfimos, diante de seu real valor.

É  por meio desse cenário que organizações da sociedade civil* ligadas ao debate sobre as mudanças climáticas presentes na COP23, realizarão, nesta sexta-feira, 10 de novembro de 2017, às 13:15h,  a simulação “Amazon is for Auction: A Amazônia está para leilão”, na Zona 4, em frente ao Pavilhão do Marrocos, localizado na Bonn Zone, adjacências do Parque Rheinaue.

A simulação de um leilão da Amazônia na Convenção anual da ONU sobre mudanças climáticas visa denunciar e trazer à tona a discussão sobre as questões ambientais, crescimento dos níveis de desmatamento da Amazônia e violação de  direitos humanos ocorrendo na área, principalmente em relação ao povos tradicionais.

 

*AMAIAC, AMPB, APIB, APOINME, ARPIM Sudeste, ARPIM Sul, ATIX, CIR,  COIAB, COICA, Comissão Guarani, Conselho Terena, Demand for Climate Justice, Fundação Amazonas Sustentável, Engajamundo, If Not Us, Then Who?, IEPE e Tecendo Laços.

leilão

Posts Relacionados

Deixe um Comentário