campo-de-arroz_21001713 Ciência e Tecnologia 

BASF apresenta novidades em soluções para arroz no Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado.

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

 

Empresa apresentará novo herbicida e fungicida, específicos para o cultivo de arroz, que em breve serão lançados no mercado.

Estresses e Sustentabilidade será o tema da 6ª edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que acontece de 11 a 14 de agosto, em Porto Alegre (RS). Promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) o evento, que reunirá pesquisadores, agrônomos e técnicos e estudantes, irá abordar temas como tolerância a estresses bióticos e abióticos, os avanços recentes da pesquisa biotecnológica, aumento da produtividade do arroz irrigado e a produção sustentável deste cereal.

A BASF, que há mais de quatro décadas leva ao campo as melhores soluções para os produtores de arroz, apresentará aos participantes do congresso inovações e informações visando assegurar a sanidade e a produtividade das lavouras. Uma dessas soluções é o herbicida Only®, produto registrado para o Arroz CL no Sistema de Produção Clearfield® e que possibilita o controle do arroz vermelho, gerando maior produtividade e retorno dos investimentos.

Líder no mercado para o tratamento de sementes dos principais cultivos do Brasil, o inseticida Standak® também fará parte do portfólio da empresa. “O Standak® é fundamental na prevenção e no controle de diversas pragas iniciais que se manifestam nas fases da germinação e emergência do arroz. O inseticida permite longo período de controle, o que proporciona proteção do sistema radicular, rápido desenvolvimento inicial e melhor tolerância ao estresse. São fatores que asseguram o melhor estabelecimento da cultura, proteção das sementes contra o ataque da bicheira-da-raiz-do-arroz e da germinação, promovendo a segurança do estande na lavoura” diz Érico Gasparini Cardoso, gerente de Tratamento de Sementes da BASF.

A BASF também apresentará dois novos produtos para o cultivo de arroz: um herbicida e um fungicida, que em breve serão lançados no mercado. “O novo herbicida será mais uma ferramenta para o Sistema Clearfield®, tendo como benefícios o controle do maior espectro de ervas e a praticidade da embalagem, por se tratar de um produto formulado em grânulos dispersíveis, acondicionados em sacos hidrossolúveis (que dissolve em água) não sendo necessária a tríplice lavagem para o produtor. Já o fungicida, será específico para o cultivo de arroz e sua principal característica é a eficiência no controle de importantes doenças foliares como Mancha Parda e Escaldadura, bem como o aumento de produtividade e melhor qualidade do arroz produzido”, destaca Andreas Schultz, gerente de marketing para Arroz da BASF.

Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho

O Rio Grande do Sul possui uma área anual semeada com mais de um milhão de hectares e produção superior a sete milhões de toneladas de arroz em casca. A lavoura de arroz no estado é irrigada por inundações e está distribuída em 133 municípios e envolve 18,5 mil produtores com área média de 50 hectares. A campanha “Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho”, será difundida no Congresso de Arroz visando orientar os produtores sobre a utilização do Sistema de Produção Clearfield® Arroz. “O Sistema combina cultivares e híbridos resistentes a herbicidas, sendo um dos mais eficientes no combate ao Arroz Vermelho, por isso seu uso deve ser sempre acompanhado e monitorado para que não haja resistência ao herbicida”, diz Airton Leites, gerente de projetos Clearfield Arroz da BASF.

O objetivo da campanha desenvolvida em parceria com o IRGA e outras entidades do setor é enfatizar a importância da conscientização para o uso de semente certificada, herbicida registrado, nas doses recomendadas, manejo de água e o controle de escapes, para garantir a sustentabilidade da cultura. “Os benefícios do uso de semente certificada são muitos. Os resultados são positivos para o produtor, indústria e consumidor final. Este entendimento é atual, o mundo inteiro quer saber o que está consumindo e qual é a origem do produto, e um produto de qualidade começa com uma boa semente certificada’, diz o pesquisador da Estação Experimental do Arroz do IRGA, José Mauro Guma.

SERVIÇO:

Evento: XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado
Data: 11 a 14 de agosto
Local: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS

Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977

 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário