caixa.jpg.640x340_q85_crop Sustentabilidade 

Captação de água da chuva para uso racional.

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

 

Concessionária Ecovia utiliza o recurso para lavagem da pista e placas de sinalização.

Preocupada com o manejo da água e com a crise hídrica que atingiu a região Sudeste, a Ecovia, que administra BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, encontrou uma solução sustentável para fazer uso racional desse recurso natural precioso. Há três anos mantém uma estação de captação da água da chuva, um sistema simples que permite coletar a água e utilizá-la para diversos fins. “É a nossa contribuição para evitar o desperdício”, afirma o Especialista em Meio Ambiente analista de Sustentabilidade da concessionária, Mário Belão.

O sistema de aproveitamento de água da chuva é bem simples: é constituído por uma série de calhas que direcionam o conteúdo para uma caixa, com capacidade de armazenagem de 10 mil litros Este volume é destinado principalmente para lavagem das pistas, das muretas de segurança, placas de sinalização, entre outras estruturas da rodovia. “Além disso, podemos utilizá-la para abastecer viaturas de resgate da Ecovia, de bombeiros, em caso de necessidade, e para lavagem da nossa frota de apoio”, diz Belão. A água coletada não é potável e por isso sua utilização é para fim específico.

A estação está localizada no km 30 da BR-277, na cidade de Morretes. A escolha pelo local foi proposital, pois está inserido na região da Serra do Mar, onde há ocorrência frequente de chuvas. “Esse fator é fundamental para garantir o abastecimento do sistema”, explica Belão, que já estuda implantar o sistema em outros pontos da concessionária. “A captação pluvial é uma ação importante para qualquer empresa, pois configura, na prática, o uso responsável desse recurso natural fundamental”. Ressalta. A caixa d´água, além de sustentável também previne gastos que correspondem a uma economia de até 47% do total da água não potável utilizada, em um ano.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 770 milhões de pessoas em quase todos os continentes do mundo já não tem acesso a uma fonte de água potável. Se essa tendência de escassez continuar, fruto do mau uso dos recursos naturais, estima-se que o problema possa atingir três bilhões de pessoas em todo o mundo, já a partir desse ano.  Para advertir sobre a necessidade o uso racional e de não desperdiçar, a ONU definiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário