campos-de-arroz_21328232 Ciência e Tecnologia 

Cooplantio e BASF orientam produtores sobre manejo correto de lavouras de arroz.

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

 

Cooplantio e BASF orientam produtores sobre manejo correto de lavouras de arroz.

A Cooplantio – Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, em parceria com a BASF, realizarão, na próxima terça-feira, 31 de março, o 1° Dia de Combate ao Arroz Vermelho. O principal objetivo do encontro será apresentar aos produtores a importância do manejo correto das lavouras de arroz. O dia de campo será na filial da Cooplantio de Uruguaiana/RS e contará com apoio do Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA).

O arroz vermelho se refere ao uso incorreto da única técnica disponível no mercado para o controle de invasoras, chamado de sistema Clearfield® Arroz, que combina cultivares e híbridos resistentes a herbicidas. Quando usado inadequadamente, o arroz adquire uma coloração avermelhada.

Além da Campanha contra o arroz vermelho, que será apresentada por Rodrigo Machado, Representante Técnico de Vendas da BASF, outros temas terão destaque no encontro, entre eles a preparo de verão com dessecação de outono, a utilização correta do sistema Clearfield® Arroz, a produção de sementes de PUITÁ INTA CL e certificação de sementes (IRGA).

Prejuízos

Os prejuízos com o arroz vermelho afetam toda a cadeia produtiva de arroz irrigado no Rio Grande do Sul. No passado, a invasora inviabilizou 20% das lavouras gaúchas, que atualmente correspondem a 1,4 milhões de toneladas ou aos preços atuais equivalente a R$970 milhões.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário