Fundação Bunge promove exposição virtual sobre os alimentos.

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

O objetivo da mostra é resgatar a história da culinária brasileira, as influências dos imigrantes, os pratos típicos de cada região com algumas receitas, apresentar hábitos de consumo sustentáveis e a valorização da cultura local por meio da alimentação.

São Paulo, 6 de agosto de 2009 – O Centro de Memória Bunge, da Fundação Bunge, criou uma exposição virtual no site da entidade que está disponível para o acesso do público no endereçowww.fundacaobunge.org.br. Com ícones e links para navegação muito fáceis e divertidos, a exposição ensinará como os hábitos alimentares dos brasileiros nasceram e evoluíram ao longo do tempo, curiosidades sobre pratos e produtos, além de apresentar receitas de pratos típicos, a valorização da cultura local por meio da alimentação e formas sustentáveis de consumir e produzir.

A exposição simula uma feira livre com barracas de alimentos, nas quais estão expostos pratos típicos de cada uma das regiões do Brasil. Há links para se conhecer um pouco mais sobre as influências que recebemos dos hábitos alimentares dos indígenas e dos africanos. O passeio virtual mostra também as heranças culinárias que os imigrantes italianos, alemães, árabes, japoneses, espanhóis e portugueses nos deixaram, bem como as transformações que os alimentos sofreram até os nossos dias. Nas áreas que tratam de curiosidades sobre produtos e pratos e transformações é possível saber de onde vem o hábito de utilizar grande quantidade de ovos nos doces da culinária portuguesa, a origem do pé-de-moleque e sua curiosa denominação, o surgimento da margarina e dos caminhões refrigerados para o transporte, a evolução do uso da banha de porco para os óleos mais saudáveis, como o óleo de algodão, entre outras histórias.

“Nossa intenção com esta mostra virtual também é a de recuperar e deixar registrada muitas receitas típicas que estão se perdendo, por conta da evolução dos hábitos alimentares e dos próprios alimentos. A exposição foi organizada de forma lúdica – uma feira com barraquinhas de alimentos – e os links de navegação remetem para as outras áreas de forma fácil e envolvente para o internauta”, observa Marilúcia Bottallo, coordenadora do Centro de Memória Bunge. Ela enfatiza que um dos links trata de Sustentabilidade, com informações sobre consumo consciente, descarte de embalagens, reciclagem de óleo e embalagens biodegradáveis.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa
Tel: (11) 3643 2707 / 3643 2738 / 3643 2804

Posts Relacionados

Deixe um Comentário