ROBO1 Ciência e Tecnologia Destaques Educação Mobilidade Urbana Saúde 

Honda apresenta soluções para gerenciamento de energia na CES 2018

POR – AMBIENTE ENERGIA / NEO MONDO

A Honda revelou seu novo conceito de robótica 3E (Empower, Experience, Empathy, que, em tradução livre, corresponde a Capacitar, Vivenciar, Sentir Empatia) na CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo, demonstrando uma gama de tecnologias experimentais projetadas para compreender as necessidades das pessoas e melhorar suas vidas

ROBO1

Por meio de uma série de conceitos de robótica que expressam uma variedade de funções e designs, a marca compartilhou sua visão de uma sociedade na qual a robótica e a inteligência artificial poderão auxiliar as pessoas em diversas situações, como a recuperação em situações de desastres naturais, recreação e aprendizado a partir da interação humana, tornando-se mais colaborativa e empática.

O conceito de robótica 3E faz parte das principais áreas de foco da empresa na CES 2018: robótica, mobilidade e gerenciamento de energia. A Honda pretende avançar nesses campos por meio de uma plataforma de inovação aberta, promovendo a colaboração com parceiros que compartilham da mesma visão da marca.

Ao invés de dispositivos autônomos que funcionam de forma independente, a Honda considera que a robótica deve auxiliar dispositivos múltiplos a funcionarem em conjunto, tal como um sistema, permitindo as pessoas expandirem o potencial de suas vidas.

3E – Experience (Vivenciar)

“Vivenciar” revela a ideia de que as pessoas e os dispositivos robóticos crescem juntos pela interação um com o outro, tornando a robótica ainda mais útil para as pessoas e sociedade como um todo. Esse conceito é demonstrado no 3E-C18, um conceito de compacto elétrico criado para servir como uma plataforma móvel de apoio às atividades de empreendedores, artistas e pessoas que buscam novas maneiras de criar valor para a sociedade.

3E-C18_2

 

3E – Empathy (Sentir Empatia)

“Sentir Empatia” revela o conceito de que dispositivos de robótica possuem podem alcançar a empatia mútua com as pessoas, ao mesmo tempo em que oferecem apoio para atividades humanas. Para concretizar esse conceito, a Honda aplicou a inteligência artificial ao dispositivo 3E-A18, que permite ao robô se comunicar e cooperar com as pessoas.

3e a18 empathy

Desenvolvido para apoiar de forma perfeita as pessoas em suas vidas cotidianas, o 3E-A18 pode servir de guia em locais de aglomeração de pessoas como aeroportos ou shopping centers. Além de comunicação verbal, realizada por câmeras e sensores integrados, o conceito 3E-A18 é capaz de oferecer informações e cuidados, compreendendo as necessidades individuais das pessoas, analisando seus arredores e suas expressões.

Reconhecendo que muitas pessoas precisam de conforto quando colocadas em situações estressantes, o 3E-A18 é projetado com um revestimento exterior macio convidativo ao toque e ao abraço.

O conceito se comunica com uma variedade de expressões faciais simples e fáceis de compreender, facilitando uma comunicação amigável e confortável entre pessoas e robôs. Equipado com uma roda de direção omnidirecional, o 3E-A18 pode mover-se em qualquer direção.

Mobile Power Pack World (Pacote Móvel de Energia)

O Mobile Power Pack World demonstra a visão holística da Honda de como uma fonte de energia renovável pode ser utilizada para abastecer produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte, dispositivos digitais e aplicações domésticas.

Como a geração de energia não necessariamente coincide com a demanda por energia, a Honda prevê aproveitar a energia excedente e armazená-la em baterias eficientes e portáteis.

O Honda Mobile Power Pack é uma bateria portátil, recarregável e intercambiável que pode ser utilizada como fonte de energia em diversas situações.

Power Pack Charge Supply Expandable Concept

Cada Honda Mobile Power Pack possui uma saída de 1KWh ou mais, e vários pacotes de energia podem ser usados simultaneamente, possibilitando o uso do Power Pack como fonte de energia para motocicletas elétricas e produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte.

A utilização de baterias portáteis e substituíveis elimina os tempos de recarga atualmente associados aos veículos elétricos.

Quando combinado com o carregador e descarregador do Conceito Portátil de Carregamento e Fornecimento do Honda Mobile Power Pack, o dispositivo pode ser utilizado como fonte de energia para atividades recreativas ou durante uma emergência.

O carregador/descarregador não apenas carrega o Mobile Power Pack, mas também o utiliza como fonte de energia para dispositivos elétricos conectados.

Equipado com rodas, o conceito portátil é fácil de transportar, impermeável e à prova de poeira, permitindo que seja utilizado em atividades recreativas ao ar livre.

Honda_Mobile_Power_Pack_4W-Vehicle_Concept

A Honda também exibe o Conceito Expansível de Carregamento e Fornecimento do Honda Mobile Power Pack, que pode ser usado como uma fonte de energia em residências, acomodando vários dispositivos eletrônicos.

O Mobile Power Pack se comunica com outros dispositivos e pode coletar dados sobre como ele está sendo usado e, em seguida, enviar dados para outros dispositivos enquanto são carregados.

Além de apresentar soluções de energia convenientes, o Conceito Permutador mostra como uma unidade de estação de carregamento pode transferir cargas para várias unidades do Honda Mobile Power Pack ao mesmo tempo e fornecer pacotes de energia móveis de substituição.

3E-B18_2-2

A empresa prevê que o conceito seja utilizado em esquinas para fornecer pacotes de substituição de bateria para pessoas que usam produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte.

Além disso, ele pode contribuir para a estabilização do fornecimento de eletricidade ao entregar para a rede energia dos Power Packs durante os momentos de pico de consumo.

Para mostrar como o Mobile Power Pack se conecta à mobilidade pessoal diária, a Honda exibe a PCX Electric, uma scooter totalmente elétrica equipada com o motor elétrico exclusivo de alta performance da Honda e um pacote de energia móvel removível do Honda Mobile Power Pack, além do Conceito 4W-Vehicle, um veículo compacto e ágil baseado na Honda Pioneer 500 side-by-side.

pcx-eletric

Equipado com entradas para dois Honda Mobile Power Packs em cada lado, este veículo de emissão zero permite mais diversão e menor impacto para o meio ambiente em várias ocasiões, incluindo situações off-road.

 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário