randomica3.jpg
Banner

Banner

Coleta Seletiva porta em porta cresce 76,8%

Coleta Seletiva porta em porta cresce 76,8%

PDF Imprimir E-mail
Seção: Neo Mondo Informa - Categoria: Meio Ambiente
Escrito por Redação Ter, 22 de Setembro de 2009 18:14

Volume passou de 276,8 para 489,4 toneladas em 2009

O fator principal para o aumento de 44,8% na coleta seletiva registrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em agosto foi o crescimento do volume recolhido porta a porta. O valor passou de 276,82 toneladas coletadas em 2008, para 489,47 toneladas em 2009, uma variação de 76,8%.

No primeiro semestre, a autarquia iniciou uma campanha com o objetivo de aumentar a participação popular na separação dos recicláveis. Por meio da URA (Unidade de Resposta Audível), o Semasa entrou em contato com 176 mil residências para informar os moradores sobre o dia e horário em que o caminhão de coleta de recicláveis passava em seu domicílio.

O sucesso da ação é visível na quantidade de materiais recolhidos mês a mês. Até agosto deste ano foram coletadas 4.900,54 toneladas de resíduos secos, número superior ao total de recicláveis de 2003 (4.745 ton), 2005 (3.796 ton) e 2006 (4.130 ton).

Segundo o gerente de Coleta de Resíduos Sólidos, José Campos Nery, alguns moradores tentam colocar os resíduos recicláveis na calçada bem próximo ao horário em que sabem que o caminhão da coleta seletiva passará, evitando assim a ação dos coletores informais. “Às vezes os carrinheiros rasgam os sacos de lixo e recolhem somente o material que é comercializado por melhor preço no mercado, deixando os outros resíduos espalhados”, diz Nery.

Instalada na cidade em 1998, a coleta seletiva atende semanalmente a todos os bairros de Santo André (com exceção do Centro e Casa Branca, onde a coleta é diária). Para participar da coleta seletiva, o munícipe só precisa separar os resíduos de papel, plástico, metal e vidro, dos resíduos orgânicos, cujo recolhimento é realizado por caminhões próprios para resíduos úmidos em dias diferentes dos caminhões que recolhem os materiais recicláveis. Além da campanha da URA, no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) é possível consultar dias e horários nos quais o caminhão de coleta passa em cada um dos bairros de Santo André.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa do Semasa
Contatos: (11)4433-9684/ 9720/9659
 

Patrocinadores:

bunge1
coop
bradescap