pinguins-em-sp.jpg.640x340_q85_crop Meio Ambiente 

Litoral norte de SP recebe mais de 40 pinguins em menos de uma semana

10Aves foram recolhidas e vão passar por processo de reabilitação.

Litoral norte de SP recebe mais de 40 pinguins em menos de uma semana

Por: G1. Foto: Instituto Argonauta

Em menos de uma semana, o litoral norte de São Paulo recebeu 42 pinguins que chegaram nas praias da região. As aparições foram registradas por banhistas e os animais foram recolhidos pelo Instituto Argonauta, que vai cuidar do processo de reabilitação das aves.

O primeiro pinguim chegou por volta das 18h da última quarta-feira (4) e os resgates foram registrados até essa segunda-feira (8). Em toda temporada do ano passado, foram registradas as aparições de apenas 15 animais da espécie. O recorde foi em 2008, com 600 ocorrências.

Os animais encontrados, incluindo ao menos um filhote, são da espécie Magalhães, comum nas águas da América do Sul. Eles não são polares, portanto não estão adaptados às baixas temperaturas.

Segundo o instituto, os pinguins encontrados normalmente se perderam do grupo e chegam às praias de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ihabela debilitados – magros, com sinais de cansaço e com temperatura abaixo do normal.

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, os banhistas que encontrarem pinguins devem colocá-los em uma caixa de papelão seca, com a ave enrolada em uma toalha ou jornal. Os profissionais do instituto devem ser acionados pelos telefones (12) 3833-4863 ou (12) 3834-1382.

Litoral Sul
Nas praias do litoral sul paulista, desde a última quarta-feira foram recolhidos ao menos 29 pinguins. Eles foram levados para reabilitação no Instituto Gremar, no Guarujá.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário