mauricio_de_sousa Cultura 

Mauricio de Sousa participa da XIV Bienal do Livro do Rio com vários lançamentos de livros e quadrinhos.

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, comemora os 50 anos de carreira com vários lançamentos de livros e quadrinhos durante a XIV Bienal do Livro do Rio, aberta hoje (quinta-feira, 10) e que vai até o dia 20 de setembro no centro de convenções Riocentro. Confira abaixo todos os lançamentos e a agenda de Mauricio de Sousa nos estandes das editoras:

EDITORA PANINI

“Mónica y su pandilla nº 1” / “Monica’s Gang nº 1”

Agora os leitores poderão ler as aventuras da Turma da Mônica em inglês e espanhol: “Monica’s Gang” (versão em inglês) e “Mónica y su pandilla” (versão em espanhol). Ambas reúnem histórias de vários personagens da turma e passatempos. A primeira edição traz aventuras da turma com Piteco, Bidu e a Turma do Penadinho.

“Bidu 50 anos”

Para comemorar os 50 anos do Bidu, a Panini lança esta coletânea das melhores histórias do primeiro personagem criado por Mauricio de Sousa. Publicadas entre os anos 60 e os dias atuais, as aventuras mostram como o traço e os roteiros foram mudando ao longo do tempo. A história de encerramento da edição traz o Bidu numa aventura inédita ao estilo dos mangás. O livro traz ainda o fac-símile da primeira revista do Mauricio: Bidu nº1, de 1960.

“Turma da Mônica – Romeu e Julieta”

Republicação, em formato de livro, de uma das histórias de maior sucesso da Turma da Mônica: o amor impossível (e muito divertido) de Romeu Montéquio Cebolinha e Julieta Monicapuleto. A adaptação de Mauricio para o clássico de William Shakespeare chegou ao teatro e à televisão em 1978, mesmo ano em que o quadrinho foi lançado pela primeira vez.

“MSP 50 Anos – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas”

O livro é uma homenagem aos 50 anos de carreira do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. Cinquenta grandes nomes dos quadrinhos nacionais, como Ziraldo, Laerte, Angeli, Spacca, Gabriel Bá, Fábio Moon e Fernando Gonsales, entre outros, criaram, cada um a seu modo, histórias com os personagens da turma.

EDITORA GLOBO

Coleção Contos de Mauricio de Sousa – A coleção traz histórias infantis escritas pelo criador da Turma da Mônica e ilustradas por um artista convidado.

“Falando com os Bichos”
– O livro narra as brincadeiras de um menino que gosta de imitar os animais e observar o que eles fazem. No galinheiro, ele canta como o galo para deixar as galinhas confusas. Também imita outros bichos como o cachorro, o porco e o boi. Descrevendo essas ingênuas molecagens inspiradas em sua própria infância, Mauricio de Sousa mostra como as crianças são capazes de se comunicar com os bichos. (Edição em capa dura, ilustrada por Thalita Dol, 32 páginas, formato 21,5 x 21,5 cm)

“Vendo sem enxergar” – Com um agradável passeio no meio da tarde, Tonico, um menino cego, ensina seu amigo Zé a apreciar os detalhes da natureza, como a brisa de um dia quente ou a agitação dos passarinhos nas árvores. Nesse conto, é possível perceber que enxergar as sutilezas que estão ao nosso redor é uma experiência que envolve não só a visão, mas todos os sentidos. (Edição em capa dura com Ilustrações de Anderson Mahanski, 32 páginas, formato 21,5 X 21,5 cm).

EDITORA AVE-MARIA

“Minha primeira Bíblia com a Turma da Mônica”
– Com mensagens de amor, paz e respeito, o livro traz textos em que a Turma da Mônica representa histórias clássicas da Bíblia, como a criação de Moisés, de Sansão e Golias, a vida de Jesus e seus seguidores.

EDITORA GIRASSOL

“Turma da Mônica – Lendas Brasileiras por Mauricio de Sousa”
– O livro, em capa dura, traz algumas das mais conhecidas lendas brasileiras como a do Saci Pererê, o lobisomem e o boto cor-de-rosa da Amazônia, entre outras. As histórias são narradas Mauricio de Sousa no CD que acompanha a edição.

EDITORA MELHORAMENTOS

“Coleção Alegria de Ler” – A coleção tem como objetivo estimular o hábito da leitura nas crianças através de histórias com vários personagens da Turma da Mônica. São 12 livros com 24 páginas, em formato 20,5 x 20,5 cm.

“Chico Bento em: Caçando Rã”
“Mônica em: Um Amor de Ratinho”
“Magali em: Magalancia”
“Horácio em: Mamãe Canguru”
“Cascão em: O Porcão”
“Cebolinha em: O Papãozinho”
“Anjinho em: A Auréola”
“Jotalhão em: Um Elefante nunca se esquece do quê?”
“Papa-Capim em: O Menino do Espelho”
“Astronauta em: O Bichinho Comilão”
“Penadinho em: Um Amigo do outro Mundo”
“Bidu em: O Filhote do Bidu”

AGENDA DO CARTUNISTA MAURICIO DE SOUSA E DOS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA NOS ESTANDES DAS EDITORAS

SABÁDO – 12/09

Melhoramentos
Mauricio de Sousa – 12h às 14h
Personagens – 12h às 12h30min

Ed. Globo
Mauricio de Sousa- 15h às 17h
Personagens – 15h às 15h30min

Editora Panini
Mauricio de Sousa – 18h às 20h
Personagens – 18h às 18h30min

DOMINGO – 13/09

Editora FTD
Mauricio de Sousa – 12h – 14h
Personagens – 12h às 12h30min

Editora Girassol
Mauricio de Sousa – 14h30min às 16h30min
Personagens – 14h30min às 15h

Editora Ave Maria
Mauricio de Sousa – 17h30min às 19h30min
Personagens – 17h30min às 18h30min

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007.

O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.

Em 2007, num feito inédito, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha. Nesta ocasião, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Suas mais recentes criações são Tikara e Keika, personagens especialmente criados para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil que já fazem parte das histórias da Turma da Mônica. Seu recente lançamento, Turma da Mônica Jovem, em 2008, é considerado o maior sucesso na área de quadrinhos dos últimos 30 anos – só as quatro primeiras edições venderam, juntas, mais de 1,5 milhão de exemplares.

Em 2009, Mauricio de Sousa completa 50 anos de carreira.

Para mais informações sobre A Turma da Mônica, visite: http://www.monica.com.br

Principais prêmios, títulos e homenagens

• Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica, no Congresso Internacional de Lucca, Itália, 1971.

• Troféu Yellow Kid, o “Oscar dos Quadrinhos Mundiais”, no Congresso Internacional de histórias em quadrinhos de Lucca, Itália, 1971.

• Diploma do Ministério da Aeronáutica Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, 1991.

• Honrado pelo presidente da República com a medalha dos Direitos Humanos, Brasília, 1998.

• Prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras pelo livro A Turma da Mônica, 1999.

• Prêmio Destaque de Comércio Exterior (outorgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, como reconhecimento e incentivo ao segmento exportador), Rio de Janeiro, 2002”.

• Medalha e certificado de Campeão de Saúde das Américas da PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde), pela valiosa contribuição para as campanhas de promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das populações das Américas, Washington, 2002.

• Certificado do ISO – Instituto Solidariedade –, como reconhecimento da Empresa Solidária Mauricio de Sousa Produções pela contribuição junto às organizações comunitárias não-governamentais, São Paulo, 2002.

• Título de Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche, de Pittsburgh, pelos serviços prestados ao público infantil, 2001.

• Audiência com Sua Santidade Papa João Paulo II, no Vaticano e Medalha do Vaticano confirmando a sua nomeação como Membro do Conselho Administrativo do Centro Cultural Papa João Paulo II em Washington, DC, 2004.

• Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche, no carnaval de São Paulo, com o enredo Com Mauricio de Sousa, a Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar, 2007.

• Em maio de 2008, Mauricio de Sousa foi condecorado com a Medalha de Vermeil, honraria conferida anualmente pela Academia de Arte, Ciência e Letras da França, entidade criada em 1915 para defender, estimular e promover a arte, cultura, francofonia (adoção do idioma francês) e os criadores e talentos destacados nessas áreas.

• Também em maio de 2008, Mauricio de Sousa é indicado, numa pesquisa realizada pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, como um dos dez escritores mais admirados do Brasil.

Fonte: Litera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com imprensa
Maria Luiza Paiva / luiza@litera.com.br
Atendimento: JAL / jal@litera.com.br
Tel.: 55 11 3673-7270

Posts Relacionados

Deixe um Comentário