GOLF Ciência e Tecnologia 

Mergulhe com os golfinhos de Noronha com o Street View.

Por: Saulo Pereira Guimarães (EXAME.com)

 

Street View: fotos de golfinhos rotadores foram feitas com a ajuda de mergulhadores australianos.

Quem sempre quis visitar Fernando de Noronha e nunca teve oportunidade agora pode usar o Street View para isso. A partir de hoje, o serviço online do Google conta com imagens de mais de 30 localidades do arquipélago pernambucano.

A novidade é fruto de 12 dias de trabalho, de acordo com nota divulgada pelo Google. Para a iniciativa, foram convidados mergulhadores do Caitlin Seaview Survey, projeto australiano especializado no monitoramento de corais marinhos.

Com a ajuda deles, foram feitos registros de tartarugas marinhas e dos golfinhos rotadores, espécie da região famosa por suas acrobacias.

Já as fotos tiradas em terra foram feitas com a ajuda do Trekker. Desenvolvido pelo Google, esse sistema fotográfico de 18 quilos conta com 15 lentes e tira fotos a cada 2,5 segundos. Em Noronha, a supercâmera percorreu trilhas e vias urbanas com a ajuda de um buggy.

Nessas andanças, o equipamento registrou imagens de localidades como a baía dos Porcos (local com bela vista do morro Dois Irmãos), a Cacimba do Padre (ponto de encontro dos surfistas em Noronha) e o Atol das Rocas (primeira reserva marinha brasileira, onde só entram cientistas autorizados).

No começo de março, o Google já havia incorporado imagens da Amazônia ao Street View. Para retratar a floresta, uma tirolesa foi usada e cerca de 500 quilômetros de rios foram percorridos.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário