criança2 Cultura Destaques Sustentabilidade 

PROJETO MALA DE ARTES

POR – REDAÇÃO NEO MONDO

criança6

O Projeto Mala de Artes da Menina Alessandra foi criado com o propósito de colaborar com a estrutura emocional das crianças com câncer hospitalizadas e de suas famílias.

O objetivo é amenizar o sofrimento, contribuir para a melhora da autoestima e manter a criança conectada com sua capacidade tão genuína: a criatividade e a ludicidade. É sabido que durante o tratamento, as crianças que ficam hospitalizadas muitas vezes acabam se desligando de seus sonhos, da perspectiva do mundo fora do hospital e do belo.

Por isso, o projeto propõe o trabalho de criação artística para que a criança retome o contato com cores, formas e imaginação. São entregues mensalmente um kit de artes para cada criança nos hospitais atendidos pelo projeto e um tema é sempre proposto: a equipe apresenta um artista ou uma obra que sirva como inspiração para estimular a livre brincadeira das crianças.

A atividade criativa melhora a autoestima da criança, a reconecta com seu projeto de vida, irradia esta energia para os pais e a família e, principalmente, este estado emocional contribui para a melhora do tratamento e a superação da doença.

criança4

Mala de Artes foi criado a partir de um sonho. Alessandra Andrade Saadi desejou poder ajudar as crianças na superação do câncer, seres ainda mais sensíveis. Ela mesma, acometida pela doença, e sabendo o quanto era difícil o processo de tratamento, desejou ajudar. Queria trazer artes plásticas para aquele contexto. Infelizmente Alessandra não conseguiu ela própria fazer seu desejo se materializar. Mas sua família e amigos mais próximos tornaram esse sonho realidade e hoje fazem desse propósito uma grande missão. Da paixão de Alessandra por viajar veio a ‘mala’, para que os objetos do fazer artístico conduzam as crianças a voos altos e felizes.

“A Mala, utilizada pela Alê em suas viagens pelo mundo, hoje é o meio de transporte dos mais diversos materiais destinados às atividades das crianças. O trabalho possibilita o contato com as artes, estimulando a criatividade e melhorando a autoestima de crianças em situação de câncer”.

A ECOFIT, pioneira no conceito de academia sustentável no Brasil, abraçou esta causa e junto com funcionários, alunos e amigos, vem arrecadando materiais para serem entregues a estes “artistas” que lutam por suas vidas!

Ajude-nos a disseminar esta semente para que ela germine nos corações despertando assim um intenso sentimento de solidariedade.

Saiba mais – maladeartes.com.br

criança1

Posts Relacionados

Deixe um Comentário