cacau-chocolate.jpg.640x340_q85_crop Cultura 

Seis curiosidades sobre o Cacau.

Por: Yahoo Mulher

No dia 26 de março comemora-se o “Dia do Cacau”. Aprenda seis curiosidades sobre este fruto exótico.

1- O fruto, que dá origem ao chocolate, é alongado e cheio de sulco por fora, por dentro possui uma polpa branca, viscosa com muitas favas, que são as sementes do cacau.

2- Existem mais de 16 espécies de cacau, as duas mais comuns no Brasil são: a Theobroma cacao L (criollo venezuelano) e a Theobroma leiocarpun Bern, chamado popularmente de cacau forasteiro ou cacau roxo. O cacau roxo se subdivide em quatro variedades: Comum, Pará, Maranhão e Catongo.

3- O cacau chegou ao Brasil pelo Estado do Pará, em 1976, trazido pelo francês Louis Frederic Warneaux. No mesmo ano, Antônio Dias Ribeiro recebeu algumas sementes do colonizador francês e começou a cultivar a amêndoa em Ilheus e Itabuna, sul do Bahia, o que ajudou no desenvolvimento econômico da região.

4- O cultivo de cacau nas cidades baianas foi tão bem-sucedido que contribuiu para enriquecer a cultura brasileira, servindo de inspiração até para as obras do consagrado escritor Jorge Amado.

5- Na metade do século 19, o Brasil já era o maior exportador de cacau do mundo, chegando a mandar para o exterior, em 1880, mais de 70 mil toneladas. Com a produção do cacau em alta, começaram a surgir, no fim do século 19 e início do século 20 as indústrias de chocolate no país. Em geral, elas eram familiares, fundadas por imigrantes da Alemanha, Letônia e Suíça.

6- A primeira fábrica de chocolate foi a Neugebauer Irmãos & Gerhardt, fundada em Porto Alegre no ano de 1891. A empresa pertencia aos irmãos alemães Franz, Ernest e Max Neugebauer e ao sócio Fritz Gerhardt.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário