virada-cultural-caetano-veloso.jpg.640x340_q85_crop Cultura 

Veja 10 temas para você curtir a Virada Cultural de SP neste fim de semana.

Por: G1. Foto: Raphael Dias/Gshow

Atrações para crianças, gastronomia e shows de rock, funk e brega. Virada começa às 18h deste sábado e vai até 18h do domingo.

A Virada Cultural 2015 acontece neste fim de semana e tem atrações em todas as regiões de São Paulo, das 18h do sábado (20) às 18h do domingo (21). A programação conta com apresentações musicais de estilos variados, além de peças teatrais, feiras gastronômicas e espetáculos especiais no domingo para o público infantil. O G1 preparou uma lista com dez temas para diversos públicos programarem como vão curtir a Virada. Confira:

GRANDES SHOWS

Entre os destaques estão o cantor Caetano Veloso, que se apresenta no Centro, na noite de domingo, o rapper Emicida, que se apresenta junto a Martinho da Vila e João Donato às 15h do domingo, Fábio Júnior, às 3h da manhã de domingo e Nando Reis, ao meio-dia do dia 21.

Na Brasilândia, o cantor Belo substitui Anitta como principal atração da noite de sábado, às 21h e a funkeira Ludmilla tem duas apresentações na Virada, a primeira às 9h do domingo, no palco do Largo do Arouche e às 18h do mesmo dia, encerrando a programação do Centro Educacional Unificado (CEU) de Heliópolis.

Daniela Mercury (Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack)Daniela Mercury canta neste sábado às 21h (Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack)

Com participação confirmada na tarde desta quarta-feira (17), Daniela Mercury faz apresentação às 21h do sábado, com show em comemoração aos 30 anos do axé music.

O Ira! faz um show temático no Theatro Municipal, só com canções do disco Mudança de Comportamento, de 1985, na tarde de domingo. O grupo também se apresenta à 1h30 da manhã no mesmo dia, no Sesc Belenzinho.

Os Paralamas do Sucesso também fazem duas apresentações às 18h do sábado e às 23h do domingo, no Sesc Pinheiros.

PARA AS CRIANÇAS

A Viradinha Cultural, no entorno da Praça Rotary e na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, tem atrações especiais para o público infantil no domingo (21).

O grupo musical Palavra Cantada se apresenta às 12h, no palco montado na Biblioteca. Já a apresentação Beatles para Crianças traz as composições originais da grande banda britânica de rock, misturadas a contações de histórias e animações em vídeo. O show acontece às 14h.

Palavra Cantada (Foto: Fernando Eduardo/ Divulgação)Palavra Cantada (Foto: Fernando Eduardo/ Divulgação)

Durante a manhã, os contadores de histórias Kiara Terra, Cia. Patética e Cris passam pelo auditório da biblioteca a partir das 9h. Oficinas para aprender a moldar cerâmica e  montar brinquedos de papelão acontecem a cada hora, das 9h às 12. Das 13h às 15h, também a cada hora, as crianças podem participar de aulas de culinária.

Perto da Praça Rotary, nas ruas Villa Nova e General Jardim, tem brincadeiras infantis de rua durante todo o dia, das 9h às 18h. E à tarde, a partir das 14h, as crianças podem confeccionar fantasias na Rua Dr. Cesário Mota Jr.

Para os menores, de até 3 anos, o Espaço de Brincar fica disponível das 9h às 18h.

NOS BAIRROS

Para quem procura programas da Virada Cultural longe da região central, o Centro Cultural da Juventude em Vila Nova Cachoeirinha apresenta os convidados do blog Funk na Caixa, DJ Ferrugem, MC R1 e MC Garden, que tocam das 12h às 15h do domingo.

Na Cidade Tiradentes, a principal atração é o grupo de pagode Jeito Moleque, que se apresenta no domingo, às 21h. No sábado, tem funk durante toda a tarde, com o DJ Tecyo Queiroz e os MCs Rickizinho, Hilquinhas, Neguinho da 7, GS e LD.

Ludmilla encerra a noite com hits do funk no Baile da Favorita do Planeta (Foto: Vinícius Costa/Agência Preview)Ludmilla se apresenta no CEU Heliópolis (Foto: Vinícius Costa/Agência Preview)

Na Vila Prudente, o cantor Naldo Benny se apresenta no sábado, às 21h. No Sesc Itaquera, a programação homenageia a cultura japonesa, com oficinas das técnicas de jardinagem bonsai, origami em tecido e mangá, além de karaokê e apresentação da banda Gaijin Sentai, que representa o j-rock, estilo musical japonês.

Além de Ludmilla, que se apresenta em Heliópolis, outros três CEUs recebem programações especiais. Shows de encerramento, às 18h do domingo, contam com o Grupo Sampagode no CEU Cantos do Amanhecer, no Jardim Eledy, o rapper Rael no CEU Pêra Marmelo, no Jardim Santa Lucrécia e a banda Planta e Raiz no CEU Vila Curuçá.

FESTA JUNINA

Em homenagem à cantora Inezita Barroso, que faleceu em março deste ano, o Arraial da Inezita reúne shows de música caipira e forró, na Praça da República e no Palco Ipiranga, nos dois dias de Virada. Fazem parte das apresentações Alceu Valença e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

O Museu da Imagem e do Som também promove uma Festa Junina no domingo, das 10h às 17h. Outras festas de São João acontecem no Largo da Batata, durante todo o fim de semana, e na Paróquia Francisco de Assis, na região de Emerlino Matarazzo.

O Sesc Intelgados oferece, na tarde de sábado, aula aberta de forró e de danças regionais brasileiras.

BREGA E JOVEM GUARDA

Para os admiradores do brega, o Palco do Arouche traz apresentações de Perla, Dudu França, Maquinhos Moura, Ovelha, Agnaldo Rayol, Gilliard e Maria Alcina. No Palco São João, sucessos da Jovem Guarda também fazem shows durante o fim de semana. Os destaques do palco são Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Martinha e Vanusa, Golden Boys e Wanderléa.

Novidade na Virada, o Palco Test traz 16 bandas de heavy metal convidadas pela grupo Test. Eles se apresentam na Avenida Rio Branco, no sábado, das 18h45 às 0h45 do domingo. As apresentações são retomadas no dia 21 às 11h45 e vão até as 17h30.

O palco Rio Branco recebe, à partir da 0h de domingo, dezoito horas seguidas de rock, com destaque para as bandas Cachorro Grande, Korzus, Dr. Sin e Viper.

MUSICAIS

A atriz Mel Lisboa durante espetáculo "Rita Lee Rita Lee Mora ao Lado" (Foto: Priscila Prade/Divulgação)A atriz Mel Lisboa durante espetáculo “Rita Lee Rita Lee Mora ao Lado” (Foto: Priscila Prade/Divulgação)

O Palco Princesa Isabel dedica os dois dias da Virada a musicais brasileiros. Fazem parte da programação “Rita Lee Mora ao Lado”, com a atriz Mel Lisboa interpretando Rita Lee, “Dias de Luta, Dias de Glória”, musical sobre a trajetória da banda Charlie Brown Jr, além de apresentações sobre a vida de Noel Rosa e Tim Maia.

ATRAÇÕES LGBT

O concurso Rainha da Virada acontece na noite de sábado, no Palco Cabaré, que vai coroar a drag queen campeã de uma disputa de dublagens entre 16 participantes. No mesmo palco, se apresenta às 23h30 Shanawaara, artista que questiona a divisão tradicional de gêneros.

Elke Maravilha se apresenta  às 2h30 do domingo no Cabaré. A banda Verônica Decide Morrer se apresenta às 5h, seguida pelo Gentfreak show e Transviada Cultural, apresentados por Léo Aquila e Rodrigo Mangal.

Léo Aquila esteve presente no evento Pop Gay 2014 (Foto: Otávio Anacleto/PMF)Léo Aquila  vai apresentar evento LGBT na Virada Cultural (Foto: Otávio Anacleto/PMF)

O Sesc Pompéia também promove a oficina de maquiagem de drag queens, “Make Yourself a Queen”, no sábado às 18h e no domingo ao meio-dia.

O Palco Copan, com peças teatrais, apresenta o espetáculo “Quem tem medo de travesti”, às 3h de domingo.

Outro concurso de drag queens, o 8º Drag Contest, acontece no Centro Cultural da Juventude em Vila Nova Cachoeirinha.

CIRCO
Largo do Paissandú e Boulevard São João recebem apresentações circenses durantes todo o fim de semana, com oficinas de malabares e artes de circo no sábado às 20h no Boulevard e no domingo às 9h.

COMIDAS

Galinhada 2 (Foto: Marcelo Mora/G1)Galinhada é uma das atrações gastronômicas (Foto: Marcelo Mora/G1)

Já parte tradicional do evento, o Galinhódromo na Praça Roosevelt oferece diferentes receitas de galinhada. Confirmados para oferecer suas versões do prato, os restaurantes Aconhego Carioca, Bar da Dona Onça, Bar do Bio, Galinhada Dalva e Dito, Galinhada do Bahia, Mocotó e Santa Ana Bistrô começam a servir o público às 19h do sábado (20).

No Sesc Santana, um cardápio especial inspirado no universo da ficção científica começa a ser servido às 18h do sábado no Restaurante do Fim do Universo.

A programação que homenageia Inezita Barroso, na Praça da República, traz também um espaço de comidas típicas de Festa Junina.

Durante a Viradinha, a Feirinha Gastronômica tem comidas saudáveis para as crianças na Biblioteca Monteiro Lobato. Já no Pátio do Colégio, a “Feira da Magali” homenageia os 50 anos da personagem comilona de Maurício de Souza.

Os foodtrucks dos Chefs na Rua se reúnem no Largo São Francisco, e há também opções na região da Luz, com “bike foods” servindo comidas brasileiras, perunadas e japonesas.

CULTURA POPULAR

Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro já desfila pela Rua do Guadalupe, no Sítio Histórico de Olinda. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Maracatu estará presente na Virada Cultural (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Shows de samba, maracatu, congada e da Orquesta de Berimbaus acontecem no Tablado Cultura Popular no Anhangabaú. Dois palcos na Sé, Zé do Caroço e Toniquinho Batuqueiro,  terão apresentações de samba e pagode durante a Virada. Uma das atrações é o sambista Thobias da Vai-Vai.

FILMES E TRILHAS AO VIVO

O palco São Francisco se dedica à exibição de filmes sincronizado com a performance ao vivo de trilhas sonoras de sábado até às 2h30 de domingo. Fazem parte da programação os filmes “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “O Mágico de Oz”, que tem sua sessão sincronizada com a intepretação de Victor Vice de The Dub Side of the Moon, disco que faz adaptação ao estilo reggae do álbum The Dark Side of the Moon, da banda Pink Floyd.

CORAL

A Virada Coral  reúne apresentações de corais, no sábado e no domingo, na Cripta da Sé, no Mosteiro São Bento, no Museu de Arte Sacra, no Palácio da Justiça, na Praça das Artes e no Theatro Municipal. Os grupos vocais se apresentam só no domingo no Cemitério da Consolação e Centro Cultural Correios, e também na igreja Nossa Senhora da Boa Morte e nas escadarias do Theatro Municipal.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário