POR – CONTEÚDO COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Empresa investe constantemente em ações para aumentar a quantidade de material reciclado utilizado na fabricação de seus produtos, incentivando cada vez mais a cadeia de reciclagem
A redução do impacto ambiental é uma das principais ambições da Visão de Sustentabilidade da Natura. Para alcançar esse objetivo, a Natura investe em uma série de iniciativas para tornar suas embalagens cada vez mais sustentáveis, como o uso de PET reciclado em seus frascos, além de ter sido pioneira no uso de vidro reciclado após o consumo na perfumaria. Somadas, essas iniciativas contribuíram para que 327 de toneladas de plástico e 621 toneladas de vidro deixassem de ser descartados no meio ambiente em 2017.
Recentemente, a companhia brasileira ampliou seu portfólio de embalagens de menor impacto ambiental: a icônica linha Sève, de óleos de banho, passou a ter frasco 100% reciclado pós consumo. Apenas com esta mudança, calcula-se que a empresa deve evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza, o que equivale a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros.
Além de Sève, as embalagens de Ekos também são feitas com PET 100% reciclado, iniciativa que neste ano foi ampliada para os frascos usados nas operações da empresa na América Latina. O PET reciclado pós-consumo também é usado nas embalagens de shampoo de Natura Homem e em toda a linha de desodorante spray.
Além do uso de materiais reciclados pós-consumo, a Natura também investe no aumento do uso de plástico verde, que é produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável, enquanto os plásticos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo. O plástico verde apresenta mesmo potencial de reciclagem que o plástico tradicional, com o benefício de impactar menos na emissão de gases do efeito estufa, que causam mudanças climáticas. Os refis de Ekos e Sève também usam plástico verde, o que evita a emissão de 348 toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 60 viagens de carro em volta da Terra.
Dessa forma, no ano passado a Natura alcançou a marca de 50% de material reciclável na massa total das embalagens nas operações da empresa no Brasil. Até 2020, o objetivo é elevar este índice para 74%.
“A escolha do nosso portfólio de produtos tem sido essencial para os resultados obtidos nos últimos anos. Estamos focados em ampliar nosso portfólio de embalagens com menor impacto ambiental. Um passo importante foi ter 100% das embalagens de Ekos vendidas na América Latina feitas com PET reciclado”, explica Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura. “Além disso, o uso de materiais reciclados nas embalagens tem também um impacto social, ao fortalecer as cadeias de reciclagem e produção de embalagens”.
Outra inovação importante para aumentar o uso de materiais de menor impacto ambiental em suas embalagens foi a adoção do vidro reciclado pós-consumo na perfumaria, iniciativa pioneira da empresa. Ao usar vidro reciclado em linhas como Essencial, Ekos, Humor e Kaiak, a Natura evitou, em 2017, o descarte de 621 toneladas de vidro, o equivalente a 653 mil garrafas de refrigerante de 1 litro na natureza.
Com isso, a Natura contribui para a ampliar e fortalecer as cadeias de reciclagem, contribuindo para um modelo de negócios que busca melhor gestão organizacional, valorização dos aspectos socioambientais, boas práticas de produção e qualidade nas relações de trabalho das cooperativas.