POR – ECONOMÍDIA / NEO MONDO
Após o sucesso de vendas do “Gestão do amanhã” – sete meses após o lançamento já em sua 5ª edição – Sandro Magaldi e José Salibi Neto lançam obra sobre como a transformação cultural nas empresas é essencial para a inovação
A urgência da transformação digital tem preocupado muitos gestores que já perceberam a realidade imposta pelos novos modelos de negócios na era em que vivemos. Porém, esses gestores não sabem o que fazer, na prática, para se reinventar e continuar existindo. A resposta guarda um paradoxo instigante: se, por um lado, o principal vetor da transformação no mundo dos negócios é a tecnologia, por outro, na essência das mudanças, estão as pessoas.
Este é o tema abordado no livro “O novo código da cultura – Transformação organizacional na gestão do amanhã”, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, que terá pré-lançamento em novembro, durante a HSM Expo, em São Paulo.
“Pesquisas e Estudos apontam que existe uma visão clara junto aos principais líderes empresariais do Brasil acerca dos desafios de transformar uma organização devido à sua cultura organizacional. A despeito dessa constatação, o tema é pouco discutido e refletido de forma estruturada por esses líderes. Talvez sua intangibilidade e abstração expliquem essa contradição”, reflete Magaldi.
“Considerando que uma empresa é um agrupamento de pessoas reunidas em prol de um objetivo comum – ou, pelo menos deveria ser assim –, é a cultura organizacional que dá o tom unindo todo esse ecossistema. Em uma tradução sintética: a cultura de uma empresa é o jeito que ela utiliza para ‘fazer as coisas acontecerem’”, diz Salibi Neto.
Há também um desdobramento importante quanto à implementação de novas tecnologias nas empresas. Para os autores, o êxito no processo de adaptação ao novo não está relacionado exclusivamente às transformações tecnológicas, mas sim a como as pessoas encaram essa nova perspectiva nas organizações e abraçam – ou não – as transformações tecnológicas.
Nesta obra, os autores trazem uma nova vertente a esse questionamento para ajudar o empreendedor a começar a transformação do seu negócio, realizando um desdobramento de diversos conceitos apresentados no livro anteriormente publicado pelos autores: Gestão do Amanhã. Os conteúdos são apresentados com vários exemplos de como diversas empresas têm aplicado as questões de cultura organizacional para implementar as transformações necessárias em seu negócio.
Alguns dos temas presentes no livro são:
- Como enfrentar os desafios da transformação da cultura organizacional na prática;
- Quais são os elementos de um projeto de transformação cultural;
- Quais são os caminhos para iniciar o processo de transformação cultural;
- Qual é o papel dos princípios organizacionais na transformação de uma cultura;
- Como garantir a força da Cultura Organizacional de Aprendizado em uma expansão acelerada.
Pré-Lançamento
“O novo código da cultura – Transformação organizacional na gestão do amanhã” será pré-lançado na HSM Expo, em São Paulo (SP) no dia 07/11. Nesta data, os autores realizarão uma sessão de autógrafos, no espaço da Saraiva no evento.
O pré-lançamento terá edição limitada a 2.000 exemplares e será comercializado exclusivamente em e-commerces e em eventos com a participação dos autores.
O livro está sendo lançado apenas 7 meses após o lançamento do “Gestão do Amanhã”, obra de ambos os autores que tem crescido suas vendas sistematicamente e já está na 5ª edição. “Fizemos isso por entender a relevância e necessidade de refletirmos sobre o tema com urgência. As organizações e seus líderes estão pressionados por soluções em um ambiente em transformação. Buscam diversas alternativas, porém, se não modelarem suas culturas ao novo, não obterão êxito”, diz Magaldi.
Ficha técnica
O novo código da cultura – Transformação organizacional na Gestão do amanhã
Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Editora: Gente
Páginas: 141
Preço: R$ 49,90
Vendas: pré-lançamento com exclusividade no e-commerce da Saraiva